Festival Suro, 2022

Mónica Capucho

Regenerating

 

Dizer que a obra de Mónica Capucho é composta de fragmentos, seria dizer que a obra foi inteira e não é mais. Não devemos confundir dimensão com integridade. Na verdade, a artista desloca conceitos da realidade e cola-os em algo novo, criando significados e proporções. A artista é o agente que atribui habilidades regenerativas aos fragmentos, capacitando-os para a criação de um corpo.

 

Em Regenerating, Mónica Capucho cria um corpo, composto por fragmentos de memória e presente, a partir da história do espaço da Fábrica Catalã. O espaço físico é explorado como o lugar conciliador de comunidade e natureza, que no Montado são esferas que se beneficiam mutuamente.

 

Há três planos em Regenerating – criação artística, memória e comunidade – que existem unidos intimamente no espaço-tempo da exposição. A artista cria no seio da continuidade da natureza, anulando a distância entre passado e futuro, e fazendo um corpo presente, aberto em crescente ampliação, onde múltiplas durações coexistem.

 

 

Bio

 

Nasceu em Lisboa em 1971.

Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 1993/98. Curso de pintura da Escola de Artes Plásticas ALPACA. Bruxelas, 1990/93.

Estágio de escultura em poliéster com o escultor Francis Tondeur, Bruxelas, 1993.